AS MINHAS BAGAGENS / MY LUGGAGE

as minhas bagagens, as minhas viagens, os meus livros, os meus desenhos, os meus papéis, as minhas aguarelas, os meus lápis, as minhas aventuras, os meus itinerários, os meus sonhos, as minhas histórias, os meus amigos, as minhas mensagens, os meus brinquedos, as minhas idéias, o meu diário, os meus segredos, o meu mundo.

my luggage, my travellers, my books, my drawings, my papers, my watercolours, my pencils, my adventures, my itineraries, my dreams, my stories, my friends, my messages, my toys, my ideas, my diary, my secrets, my world.

sábado, 20 de março de 2010

SOU SURDO E ESTÁ TUDO BEM!









Era uma vez, um menino surdo chamado Ivo.

Em casa, via a mãe ao telefone, que falava, falava, ouvia e falava.

O Ivo queria perceber como o fazia, mas não conseguia. Olhava para o pai, e ele escutava o telejornal, muito atento, tentava imitá-lo, e conseguia, mas não percebia. Tinha jeito para imitar a mãe, as expressões faciais, e os movimentos do corpo do pai. Foi assim que ele percebeu que era diferente e ainda via o irmão Jorge que ouvia a música nos seus auscultadores.

Ficou triste, queria ser como o pai, como a mãe e como o irmão, mas achava-se diferente.

Cada vez ficava mais triste, na escola, era feliz, porque eram, quase todos, como ele, e até havia adultos ouvintes que comunicavam com ele.

Em casa, ficava sempre triste, os pais repararam logo, tentaram perguntar. O menino disse:

- Vocês gostam mais do Jorge do que de mim, porque sou diferente!

Os pais, ficaram muito preocupados, perceberam a situação e ficaram sem saber o que fazer:

- Querido, tu sabes que não é verdade, nós gostamos muito de ti, tal como do teu irmão.

Mas aquelas palavras, ou o menino não percebeu ou não acreditou nelas.

Claro, os pais ficaram muito preocupados e foram à escola pedir ajuda. Lá, ajudaram imenso, decidiram aprender língua gestual e agora todos os dias, o Ivo ensina o pai, a mãe e o Jorge. E na hora do jantar, todos se esforçam para comunicar com o Ivo. Assim o Ivo não fica mais triste.

Aliás, o Ivo, percebeu que ser surdo, podia ser diferente, mas gostava muito de animais como o pai, e tem jeito para jogar à bola como o irmão e é muito parecido com a mãe. Por isso não era diferente, era igual!


© 2009 marta morgado

Sem comentários:

Enviar um comentário